Num cenário de dificuldades, mostra-se importante definir novas estratégias para criar novas oportunidades de geração de valor para as empresas de seguros em relação a melhora da forma como os negócios são executados hoje e como atendem as necessidades de seus clientes…
Segundo a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), o mercado de seguros no Brasil tem projeção de crescimento de mais de 11,5% em 2024, sendo que no primeiro trimestre teve um crescimento de 13,7%, ultrapassando pela primeira vez a marca de R$ 100 bilhões em prêmios.
Para manter e até expandir esse crescimento, o setor procura inovar, criar novos produtos, potencializar seus canais de vendas e uma melhor experiência para seus clientes. Além disso, tem o desafio de enfrentar a crescente frequência e gravidade de alterações climáticas e o cibercrime. Nesse sentido, passam pelo papel cada vez maior dos dados na avaliação de riscos, o uso da inteligência artificial (IA) para modelagem preditiva, resumo de apólices e análise qualitativa e integração das questões de sustentabilidade na estratégia das seguradoras.
Insurance CEO Outlook
O estudo KPMG 2023 Insurance CEO Outlook, realizou uma pesquisa com 128 CEOs de grandes seguradoras no mundo e trazendo insights sobre visões e perspectivas para a indústria e o cenário econômico agora e nos próximos três anos.
Alinhado com o exposto pela CNSEG em termos de riscos para o crescimento, os CEOs identificam os crimes cibernéticos (83%), porém seguido pelo custo de vida (79%) que podem restringir a capacidade ou o apetite de seus clientes para aquisição de seguros.
Num cenário de dificuldades, mostra-se importante definir novas estratégias para criar novas oportunidades de geração de valor para as empresas de seguros em relação a melhora da forma como os negócios são executados hoje e como atendem as necessidades de seus clientes.
Os CEO colocam a tecnologia e a digitalização no centro dos seus esforços para modernizar as suas organizações, impulsionando eficiência, agilizando processos e permitindo uma abordagem mais centrada no cliente. Muitas seguradoras já adotaram processos de jornadas 100% digitais, pois isso se tornou imperativo à medida que insurtechs ágeis e novas entrantes mudaram a forma como os seguros são vendidos, atendidos e liquidados.
Juntamente com este impulso para uma maior conectividade e automação, a IA generativa (gen AI) tornou-se uma área de intensa interesse. Com uma série de plataformas que integram o tiro com IA em destaque, quase três quartos (73 por cento) dos Os CEOs de seguros dizem que a IA generativa é a oportunidade de investimento mais importante para a organização, apesar incertezas econômicas.
Os CEOs entrevistados reforçam a necessidade de utilizar a inteligência artificial generativa de forma ética, considerando as necessidades de funcionários e clientes.
É preciso manter uma mente aberta quanto aos melhores usos da inteligência artificial generativa. Também é necessário estar atualizado quanto a estratégias de defesa contra ataques cibernéticos para limitar sua exposição a riscos.
No estudo, você também pode acompanhar outros pontos de oportunidade de crescimento ligados à gestão de talentos e ESG.
Em Resumo
O mercado de seguros tem seguido uma tendência de crescimento, porém , para isso também são necessários investimentos no setor em diversas frentes, principalmente tecnológica para potencializar as melhorias nos processos e atendimento ao cliente.
Veja o depoimento do Marcos Barretos – Superintendente de Negócios – sobre os novos lançamentos da fitinsur para o mercado de seguros: