O conceito de finanças incorporadas (embedded finance) emergiu como uma força poderosa no cenário da tecnologia financeira em constante transformação. No entanto, à medida que sua popularidade aumenta, também começam a surgir mitos sobre essa abordagem inovadora.
“Embedded” em um contexto de um sistema de gestão para o mercado segurador refere-se à incorporação de funcionalidades específicas dentro do software utilizado por essas empresas. Essas funcionalidades podem incluir recursos como processamento de sinistros, cálculos de prêmios, gerenciamento de apólices, entre outros, que são integrados diretamente no sistema de gestão. Dessa forma, o “embedded” oferece soluções personalizadas e integradas para atender às necessidades específicas do setor de seguros, proporcionando uma gestão mais eficiente e precisa das suas operações.
Listamos abaixo alguns Mitos e vantagens sobre este tema:
Mito 1: Limitadas a Grandes Empresas.
Vantagens: Com o progresso tecnológico e o surgimento de startups de insurtechs que tem essa solução para ajudar na implementação desse processo e proporcionam chances de aprimorar a experiência do cliente, rentabilizar ofertas e impulsionar o crescimento de pequenas e médias empresas.
Mito 2: Restritas a Cotações.
Vantagens: Apesar da cotação ser uma parte vital do processo de seguros, seu alcance é muito mais amplo. Elas englobam uma diversidade de serviços desde cotação até abertura de sinistros, entre outros. Ao integrar esses serviços em plataformas oferecem aos usuários experiências mais completas e simplificadas.
Mito 3: Implementação Difícil e Custosa.
Vantagens: Apesar da possível complexidade na integração de serviços financeiros, os avanços nas APIs e parcerias com empresas de fintech, como a Pliant, simplificam a implementação das soluções de finanças incorporadas. APIs de fácil utilização e soluções completas reduzem custos e tempo de implementação, permitindo que empresas de todos os tamanhos adotem essa funcionalidade incorporadas sem grandes investimentos iniciais.
Mito 4 : Comprometimento da Segurança e Conformidade.
Vantagens: A incorporação de serviços seguros em plataformas permite a adoção de medidas de segurança e conformidade mais rigorosas. As plataformas de finanças incorporadas colaboram com órgãos regulatórios para implementar protocolos de segurança robustos, assegurando a proteção de dados, prevenção de fraudes e conformidade com os regulamentos do setor.
Mito 5: Perda de Controle nas Relações com os Clientes.
Vantagens: Quando os processos de seguros são incorporados em uma plataforma, as relações com os clientes são fortalecidas pela oferta de uma experiência simplificada. Empresas que oferecem essa facilidade mantêm o controle sobre a experiência do usuário, identidade visual e interações com os clientes, ao mesmo tempo em que agregam valor ao fornecer serviços.
Ao desmistificar esses mitos, fica claro que “Embedded” são acessíveis a empresas de todas as dimensões. Porém, temos as facilidades trazidas pelo processo não substituem a necessidade do apoio do Corretor no apoio ao cliente nos processos.
#fitinsur#Tecnologia #Inovação #EmbeddedSystems #IntegraçãoTecnológica #TransformaçãoDigital